São Paulo, 18 de abril de 2024
Home / Colunistas / Cursos de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia

Estomaterapia | Sílvia Angélica Jorge

Diretora do Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas/UNICAMP, Conselheira Científica e vice-presidente da Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências. Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST, Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas, é Mestre em Enfermagem Fundamental, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – SP, com Especialização em Estomaterapia na Faculdade de Ciências Médicas/ UNICAMP, Especialização em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, Especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo e Especialização em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade Estadual de Campinas. - Email: [email protected]

+ postagens

Cursos de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia

A Estomaterapia é uma especialidade de Enfermagem oferecida na modalidade de pós-graduação (latu sensu), voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação e qualidade de vida.

Existem muitos Cursos de Especialização em Estomaterapia no Brasil, mas só têm reconhecimento os que são referendados pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e credenciados pelo World Council of Enterostomal Therapits (WCET).

São estomaterapeutas somente os enfermeiros pós-graduados em cursos de especialização que abranjam todas as áreas da especialidade e sejam reconhecidos tanto pela SOBEST quanto pelo WCET. Os programas reconhecidos são teóricos e práticos e seguem um padrão internacional de formação. Sendo assim, podem inclusive solicitar a certificação internacional Enterostomal Therapy Nursing Education Programs (ETNEP Certificate).

Para os enfermeiros estomaterapeutas egressos de cursos credenciados à SOBEST/WCET, ainda não há a titulação da especialidade chamada TiSOBEST.  Esse título é concedido ao enfermeiro Estomaterapeuta, única e exclusivamente, pela SOBEST e renovável a cada 6 anos. A titulação visa oferecer ao enfermeiro Estomaterapeuta a oportunidade de receber uma chancela de qualidade. É conferido por meio de concurso público realizado anualmente pela SOBEST durante os eventos nacionais ou internacionais da Associação, cuja aprovação poderá ser somente por memorial ou memorial e prova.

Os enfermeiros interessados pela especialidade devem procurar cursos que são credenciados pela SOBEST. No site da SOBEST – www.sobest.org.br, contém as informações necessárias sobre os cursos e no caso de dúvidas deverá entrar em contato pelo e-mail educaçã[email protected].

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Por: SILVANA CARVALHO LANA

  1. Comentado em:

    Grata pelas informações ! Sou enfermeira há 8 anos em Estratégia Saúde da Familia e por algumas vezes me deparo com responsabilidade de cuidar de lesões de diversas causas, por isso do meu interesse em aprimorar meus conhecimentos.