São Paulo, 18 de abril de 2024
Home / Colunistas / 26 de junho – Homenagem a Norma Gill, precursora da Estomaterapia Mundial

Estomaterapia | Sílvia Angélica Jorge

Diretora do Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas/UNICAMP, Conselheira Científica e vice-presidente da Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências. Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST, Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas, é Mestre em Enfermagem Fundamental, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – SP, com Especialização em Estomaterapia na Faculdade de Ciências Médicas/ UNICAMP, Especialização em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, Especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo e Especialização em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade Estadual de Campinas. - Email: [email protected]

+ postagens

26 de junho – Homenagem a Norma Gill, precursora da Estomaterapia Mundial

Norma N. Gill (1920-1998) em 1954, foi operada por Turnbull para a realização de ileostomia decorrente de retocolite ulcerativa. Recém-operada, afligiu-se com a ausência de suporte físico e psicológico para as pessoas estomizadas e para as que seriam submetidas a cirurgias geradoras de estomias.

Norma Gill acreditava que a cirurgia de estomia deveria ser um trampolim para uma melhor qualidade de vida, em vez de uma sentença para uma vida de depressão, isolamento, rejeição e vergonha.
Dessa maneira passou a visitar médicos em seus consultórios e vários deles consentiram que ela colaborasse na reabilitação de seus pacientes. Decorrido esse período, no outono de 1958, a convite de Turnbull, juntou-se ao staff da Cleveland Clinic Foundation, desenvolvendo a função de “técnica em ostomia”.

Com o sucesso dessa união, surgiram demandas para a criação de um programa de educação em ostomia na própria clínica. Inicialmente, somente os estomizados tinham o status de alunos, no entanto, rapidamente, profissionais da área da saúde de várias partes do mundo vieram para aprender sobre as técnicas de reabilitação de estomizados desenvolvidas por Gill e Turnbull. Assim, em 1961, foi criado oficialmente o primeiro curso de Estomaterapia do mundo, concedido o título de Estomaterapeuta aos formados e Norma Gill considerada a primeira ET da história.

Norma Gill era uma líder com visão, criatividade e inovação. Aspirava que os profissionais de saúde interessados em cuidados com o estoma se unissem a uma associação mundial. Em 1975, iniciou um movimento para organizar um grupo formal contatando outros pioneiros internacionais em cuidados com o estoma. Em 6 de outubro de 1976, onze representantes se encontraram pela primeira vez no Reino Unido.
O WCET (WORLD COUNCIL OF ENTEROSTOMAL THERAPISTS) foi formalmente fundado em 18 de maio de 1978, quando 30 Estomaterapeutas, representando 15 países, participaram do primeiro congresso realizado em Milão, Itália. Este encontro foi realizado em conjunto com a International Ostomy Association (IOA).
Até 1979, a Estomaterapia podia ser exercida por outros profissionais da saúde e por leigos, como é caso de Norma Gill. A partir de 1980, foi determinado pelo WCET que essa atividade seria desenvolvida exclusivamente por enfermeiros.

Como fundadora e primeira presidente do WCET, Norma Gill é internacionalmente reconhecida como a primeira estomaterapeuta do mundo. O dia 26 de junho, data de seu nascimento, é conhecido como Norma Gill Day, em homenagem as suas realizações na Estomaterapia. Norma N Gill Foundation foi criada em sua honra sob os auspícios da WCET para reconhecer o trabalho da vida de Norma no campo da Estomaterapia e sua dedicação em ajudar os outros.

Fonte: http://www.wcetn.org/norma-n-gill-foundation YAMADA, B.F.A.; ROGENSKI, N. M. B.; Oliveira, P. A. Aspectos Históricos, Éticos e Legais da Estomaterapia. Rev. Estima, v. 1, n. 2, 2003.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!