São Paulo, 16 de abril de 2024
Home / Colunistas / Sobest completa 25 anos

Estomaterapia | Sílvia Angélica Jorge

Diretora do Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas/UNICAMP, Conselheira Científica e vice-presidente da Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências. Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST, Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas, é Mestre em Enfermagem Fundamental, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – SP, com Especialização em Estomaterapia na Faculdade de Ciências Médicas/ UNICAMP, Especialização em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, Especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo e Especialização em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade Estadual de Campinas. - Email: [email protected]

+ postagens

Sobest completa 25 anos

Sobest completa 25 anos de atuação em defesa da Estomaterapia no Brasil

A Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências (SOBEST), foi criada em 04 de dezembro de 1992. Portanto, este é o ano para celebrarmos seus 25 anos – o Jubileu de Prata da SOBEST.

Foi através de enfermeiros com interesse comum na área que, empenhados com o crescimento dessa especialização no Brasil, uniram seus esforços para dar início a esta Associação.
Desde a sua fundação, a SOBEST “propõe que a sua atuação seja fundamentada nos preceitos das organizações, em nível nacional, da Associação Brasileira de Enfermagem e, em nível internacional, do Conselho Mundial de Estomaterapia (WCET – World Council of Enterostomal Therapists)”, e para isso, desde então, conta um representante no WCET, atuando como Delegada Internacional.

A SOBEST é organizada como uma sociedade civil de caráter científico e cultural, sem quaisquer fins lucrativos e sem distinção de raça, cor, sexo, nacionalidade ou religião, sendo a primeira organização da categoria na América Latina. Busca promover a sua identidade através da Associação de Profissionais Enfermeiros Estomaterapeutas, enfermeiros e todos os demais profissionais da área de saúde, ligados à Estomaterapia.

Tem como principal finalidade o desenvolvimento técnico e científico de seus associados, da comunidade de enfermagem e de profissionais da área da saúde voltados para a assistência às pessoas com feridas agudas e crônicas, incontinência anal e urinária, estomias, fístulas, tubos, cateteres e drenos, nos seus aspectos preventivos terapêuticos e de reabilitação em busca da melhoria da qualidade de vida.

Seus valores primordiais giram em torno da ética, responsabilidade social, competência profissional e compromisso com pesquisa e com as práticas baseadas em evidências científicas.
Em 2017, a entidade o XII Congresso Brasileiro de Estomaterapia, que terá como tema Compromisso, Ciência e Cuidado. “O cuidado é a finalidade principal, norteia as nossas ações e precisa estar envolto de compromisso com o outro, numa prática especializada baseada na ciência e também a atenção integral à pessoa. Não só atender à pessoa na sua demanda especializada, mas entender que essa pessoa tem demanda em várias esferas do viver”, define a presidente da Sobest, Maria Angela Boccara de Paula.
A divulgação da entidade e da especialidade junto aos enfermeiros e demais profissionais da área da saúde através dos meios de comunicação científicos oficiais, publicações e revistas de enfermagem e áreas correlatas e encontros científicos.

Temos grandes nomes na Estomaterapia Brasileira e durante esse ano de celebração do Jubileu de Prata da SOBEST, apresentaremos um pouco da história de cada um desses profissionais que fizeram e fazem da Estomaterapia uma especialização de muito respeito.

SOBEST: 20 anos/Suely Rodrigues Thuler, Maria Angela Boccara de Paula, Néria Invernizzi da Silveira, (organizadoras). Campinas: Arte Escrita, 2012. 124p.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!